Pular para o conteúdo
Home » MilaNews » Prefeitura de Niterói, no Rio de Janeiro, anuncia agenda cultural de comemoração ao aniversário da cidade

Prefeitura de Niterói, no Rio de Janeiro, anuncia agenda cultural de comemoração ao aniversário da cidade

A cidade de Niterói comemora seus 449 anos com agenda de eventos culturais anunciada pela Prefeitura de Niterói. Serão 20 dias de shows por toda a cidade no dia 11 e vão até o dia 27 de novembro, com diversos nomes confirmados, como Titãs e Diogo Nogueira.

 A Prefeitura de Niterói preparou uma grande programação para comemorar os 449 anos da cidade. Os eventos são gratuitos, começam no próximo dia 11 de novembro, sexta, e vão até o domingo, 27.

“O niteroiense merece essa festa! Esse ano conseguiremos retomar os grandes eventos que estamos acostumados a realizar aqui na cidade, depois de quase três anos com restrições nas comemorações. Essa programação extensa foi pensada para que todos aproveitem: moradores de todas as idades, de todos os gostos e de cada canto de Niterói”, explica e comemora o prefeito de Niterói, Axel Grael.

O prefeito também destaca que a programação extensa e variada também vai movimentar a economia de Niterói, com a valorização dos empreendedores locais.

“A Prefeitura de Niterói não está poupando esforços para garantir uma retomada econômica na cidade, com oportunidades e empregos para todos. Os eventos são importantes para impulsionar os setores de comércio e serviços da cidade. Também estamos implantando o Plano Niterói 450, em que a Prefeitura de Niterói está investindo mais de R$ 2 bilhões em obras de infraestrutura e na ampliação e qualificação dos serviços prestados à população niteroiense. São dezenas de projetos nas áreas de Saúde, Educação, Sustentabilidade, Clima e Resiliência, Comunidades, Região Norte e Centro 450″.

De acordo com o coordenador municipal de Eventos, André Felipe Gagliano, a programação foi pensada com o objetivo de organizar vários grandes eventos, para reunir pessoas de todas as idades e gostos.

“Temos certeza de que será um sucesso! Comemorar o aniversário de Niterói e abrir as celebrações para os 450 anos da cidade não poderia acontecer em apenas um dia”, explica o coordenador.

A festa começa em Piratininga, no dia 11, com show de Chico César e Geraldo Azevedo, com Lucas Felix tocando na abertura. Ainda em Piratininga, no dia 12, é a vez de Diogo Nogueira subir no palco, com abertura de Inácio Rios, e, no dia 13, a banda Mullatto abre o show de João Gabriel no mesmo local.

No dia 15, a festa vai para o Horto do Fonseca, com show de Bruno Diegues. Amigos da Bamba toca no show de abertura. No dia 16, o Theatro Municipal de Niterói recebe o espetáculo “Beatles num Céu de Diamantes”. Nos dias 17 e 18, o Theatro apresenta a Orquestra da Grota e Fernando Rosa, respectivamente.  No dia 19 é a vez de Blues Etílicos e Nanda Moura subirem ao palco do local e, no dia 20, Dylan Triplett & The Simi Brothers fazem a festa no Theatro.

A Praia de São Francisco se prepara para receber os Titãs no dia 18, com a banda Oriente tocando na abertura, e, no dia 19, é a vez do grupo Pink Floyd UK fazerem a festa no local. Na Cantareira, no dia 20, está programado show com Tereza Cristina, com abertura de Drik Barbosa. Do dia 16 a 22 de novembro, a Sala Carlos Couto recebe a exposição Niterói por Elas, com fotografias de Patrícia Grossi, Dominicci Prestrello, Livia Gass, Marianna Rosa, Marcela Viana e Paula Li Causi.

 

No dia do aniversário da cidade (22), o Theatro Municipal apresentará o show Zé Catimba, 90 anos, com participação de Jorge Aragão, Zé Inácio, Inácio Rios e Mirandinha Sambista. Para fechar a programação, o Reserva Cultural receberá o Festival Niterói Cervejeiro 450 nos dias 25, 26 e 27 de novembro, com shows de Va’a Surf Band, Dr. Gori, BR 80 e Bilhete Blues.

Niterói Solidária – O evento contará com pontos de arrecadação de alimentos e produtos de higiene e limpeza da campanha Niterói Solidária para ajudar famílias que estão em situação de vulnerabilidade.

Sobre a data – Atualmente com quase 600 mil habitantes, Niterói foi fundada em 22 de novembro de 1573, quando o governador Estácio de Sá presenteou às terras à direita da entrada da Baía de Guanabara ao chefe indígena dos temiminós, Arariboia. Mais tarde foi elevada à condição de Vila Real, com o nome de Vila Real da Praia Grande. A cidade, que já foi capital do estado do Rio de Janeiro nos períodos de 1834-1895 e 1903-1975, é conhecida por sua alta qualidade de vida e possui hoje o melhor IDH do estado.

Serviço: 

Aniversário de Niterói – 449 Anos

11/11 – Piratininga
19h Lucas Felix
21h Chico César e Geraldo Azevedo

12/11 – Piratininga
19h Inácio Rios
21h Diogo Nogueira

13/11 – Piratininga
17h30 Mullatto
19h30 João Gabriel

15/11 – Horto do Fonseca
15h Amigos de Bamba
17h Bruno Diegues

16/11 – Theatro Municipal de Niterói
19h30 Beatles num Céu de Diamantes
Abertura da exposição “Mostra Niterói por Elas” na Sala Carlos Couto

17/11 – Theatro Municipal de Niterói
19h30 Orquestra da Grota

18/11 – Theatro Municipal de Niterói
19h30 Fernando Rosa

18/11 – Praia de São Francisco
19h Oriente
21h Titãs

19/11 – Theatro Municipal de Niterói
19h30 Blues Etílicos

19/11 – Praia de São Francisco
19h30 Pink Floyd UK – The Wall Live

20/11 – Theatro Municipal de Niterói
19h30 Dylan Triplett & The Simi Brothers

16 a 22/11 – Sala Carlos Couto
Exposição “Mostra Niterói por Elas”

22/11 – Theatro Municipal de Niterói
18h Zé Katimba 90 anos

25, 26 e 27/11 – Reserva Cultural
Niterói Cervejeiro 450