Pular para o conteúdo
Home » MilaNews » Começam as filmagens de “Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa”, novo live-action inspirado nas HQs de Mauricio de Sousa

Começam as filmagens de “Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa”, novo live-action inspirado nas HQs de Mauricio de Sousa

O novo live-action “Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa”, dirigido por Fernando Fraiha (“La Vingança”, “Choque de Cultura” e “Bem-vinda, Violeta!”), começou a ser rodado neste mês de julho, no interior de São Paulo. Protagonizado pelo carismático personagem dos quadrinhos Chico Bento, criado por Mauricio de Sousa, a produção é assinada pela Biônica Filmes, em coprodução com a Mauricio de Sousa Produções, Paris Entretenimento, Paramount Pictures e Daniel Rezende – realizadores dos sucessos de bilheteria “Turma da Mônica” (“Laços” e “Lições”)e distribuição da Paris Filmes.

Fernando Fraiha, Isaac Amendoim e Anna Julia Dias | crédito: Fabio Braga

Para acompanhar as aventuras do Chico Bento, interpretado pelo influenciador mineiro Isaac Amendoim, de 10 anos, uma turminha especiar foi convocada. O ator Pedro Dantas é o escolhido para dar vida a Zé Lelé, primo de Chico e seu braço direito. Anna Julia Dias é a autêntica e decidida Rosinha, a paixãozinha secreta do protagonista. Lorena de Oliveira é Tábata, personagem recente da Turma da Mônica, questionadora e esperta, a melhor amiga de Rosinha. Davi Okabe e Guilherme Tavares são Hiro e Zé da Roça, a dupla de amigos inseparáveis e difícil de desgrudar.

Veja o momento em que Isaac Amendoim, protagonista do filme, recebe a notícia diretamente de Mauricio de Sousa:

YouTube player

A escolha de Amendoim para o papel principal foi revelada a ele pelo próprio Mauricio de Sousa, durante uma visita à produtora para um suposto teste final. “É uma grande emoção poder ver mais um personagem saindo das páginas dos quadrinhos e literalmente ganhando vida nas telas de cinema de todo o País! Estou ansioso pela chegada de Chico Bento ao live-action com este roteiro inédito, que traz a simplicidade do personagem, seu bom humor e o dialeto tão marcante, características que conquistaram mais de quatro gerações. É com muito carinho que convidamos a todos para conferir mais essa aventura na Vila Abobrinha. Tenho certeza de que vai divertir crianças, jovens e adultos, reforçando também a importante mensagem da preservação ambiental. Não vejo a hora de poder compartilhar essa novidade com os fãs da Turminha”, pontua Mauricio de Sousa, desenhista e criador de Chico Bento.

Foto do elenco do filme “Chico Bento” protagonizado por Isac Amendoim. Obra adaptada dos quadrinhos criados por Mauricio de Sousa. Crédito Fábio Braga

“Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa” se passa na Vila da Abobrinha, cidade fictícia dos clássicos quadrinhos que será recriada em Bragança Paulista e Itatiba. Em uma divertida narrativa escrita por Elena Altheman, Fernando Fraiha e Raul Chequer, os pequenos caipiras se unem para salvar a goiabeira maraviósa de Nhô Lau.

O diretor Fernando Fraiha, que já trabalhou em outras produções da Turma da Mônica, se empolga com o novo projeto: “Mergulhamos no mundo do Mauricio de Sousa mais uma vez, agora para levar ao cinema o universo do Chico Bento. É um mundo fantástico e engraçado inspirado em milhares de HQs do Chico. Com uma equipe excepcionalmente talentosa e comprometida, vamos fazer um filme profundamente rural. Mal posso conter minha empolgação em compartilhar essa aventura com o público”, comenta.

DETALHES RÁPIDOS

Produção: Biônica Filmes
Coprodução: Paris Entretenimento, Mauricio de Sousa Produções e Paramount Pictures
Direção: Fernando Fraiha
Supervisão Artística:  Daniel Rezende
Produção:  Bianca Villar, Daniel Rezende, Fernando Fraiha, Karen Castanho e Marcio Fraccaroli
Roteiro: Elena Altheman, Fernando Fraiha e Raul Chequer
Direção de fotografia: Gustavo Hadba
Direção de Arte: Marinês Mencio
Figurino: Leticia Barbieri
Montagem: Daniel Weber

Música: Fabio Goes
Distribuição: Paris Filmes

Elenco principal infantil:
Isaac Amendoim (Chico Bento)
Pedro Dantas (Zé Lelé)
Anna Julia Dias (Rosinha)
Lorena de Oliveira (Tábata)
Davi Okabe (Hiro)
Guilherme Tavares (Zé da Roça)

Sinopse reduzida: Chico Bento precisa unir toda sua turma para “sarvá” a goiabeira do Nhô Lau. 

Sobre o Fernando Fraiha | Diretor 
Fernando Fraiha trabalha com audiovisual desde 2002 e é sócio fundador da Biônica Filmes. Seu primeiro longa-metragem como diretor foi “La Vingança” (2016), uma coprodução Brasil/Argentina. O filme estreou no Festival do Rio de 2017 e ganhou “Menção Especial do Júri” no Rencontres du Cinéma Sud-América de Marselha 2017; “Melhor Diretor” no Brooklyn Film Festival 2017 em Nova Iorque; e Prêmio do público de Melhor Longa-Metragem no Festival Internazionale di Cinema Brasiliano 2017 em Milão.  Além disso, foi roteirista e diretor na série da Netflix “Ninguém Tá Olhando”, vencedora do Emmy Internacional de Melhor Comédia de 2020, com a Direção Geral de Daniel Rezende. A parceria com Daniel também se deu em “Turma da Mônica – Laços” e “Turma da Mônica -Lições”, filmes que Fernando dirigiu segunda unidade além de ter atuado como produtor na Biônica. Ainda no universo do Mauricio de Sousa, Fernando idealizou a série Franjinha e Milena em busca da ciência – da HBO Max.

Fernando é um dos membros do coletivo de humor TV QUASE e diretor do programa “Choque de Cultura” desde sua estreia no Youtube até a última temporada para Rede Globo. Seu longa-metragem mais recente é “Bem-Vinda, Violeta”, baseado no romance “Cordilheira” de Daniel Galera. O filme ganhou o “Spirit Award de melhor Longa Metragem” no Brooklyn Film Festival em 2022, “Melhor Longa Metragem” no Austin Film Festival e Melhor Ator para Darío Gradinetti (Fale Com Ela) no Festival do Rio de 2022.

Sobre a Biônica Filmes | Produtora 
A Biônica Filmes foi criada por Bianca Villar, Fernando Fraiha e Karen Castanho. Produziu a série para a HBO: “PSI”, indicada ao Emmy Awards 2015 (Melhor Série Dramática); e os longas: “Os Homens São De Marte… E é Pra Lá Que Eu Vou!” (2014), de Marcus Baldini, visto por mais de 1,8 milhões de espectadores e ganhador do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2015 (Melhor Comédia); “Reza a Lenda” (2016), de Homero Olivetto, ganhador do Prêmio Especial do Júri no Tallin Black Nights 2016; e “TOC – Transtornada, Obsessiva, Compulsiva” (2017), de Paulinho Caruso e Teo Poppovic, selecionado para o SXSW 2018. Em 2017, a Biônica foi coprodutora do documentário “Divinas Divas”, de Leandra Leal, vencedor do Prêmio do Público – Global no SXSW e “La Vingança”, de Fernando Fraiha, coprodução Brasil/Argentina, vencedora do prêmio de Diretor Estreante do Brooklyn Film Festival. Em 2018, a produtora lançou “Uma Quase Dupla”, estrelada por Tatá Werneck e Cauã Reymond, que foi vista por mais de 600 mil pessoas nos cinemas. Em 2019, lançou o primeiro live-action baseado nas histórias da Turma da Mônica, de Mauricio de Sousa, “Turma da Mônica – Laços”, dirigido por Daniel Rezende, que levou mais de 2 milhões de pessoas aos cinemas. Em 2021, lançou “Outubro”, de Maria Ribeiro, documentário sobre a eleição presidencial de 2018; e “Turma da Mônica – Lições”, maior bilheteria de filme nacional do ano de 2021. Em 2022, lançou a “A Viagem de Pedro”, de Laís Bodanzky, coprodução Brasil/Portugal sobre o retorno de Dom Pedro I a Portugal; a produção internacional Brasil/Argentina: “Bem-Vinda,Violeta!”, dirigida por Fernando Fraiha, baseada no livro “Cordilheira”, de Daniel Galera; “Meu Álbum de Amores”, de Rafael Gomes, comédia romântica musical com trilha-sonora assinada por Arnaldo Antunes, e “Turma da Mônica – A Série”, no Globoplay e a série “Franjinha e Milena em Busca da Ciência”, para a HBO Max.  A Biônica está em processo de finalização do longa-metragem “Pedágio”, de Carolina Markowicz, e em montagem do documentário sobre a maior estrela do rock brasileira: Rita Lee.

Sobre a Paris Entretenimento | Coprodutora 
Fundada em 2011, a Paris Entretenimento consolidou-se como produtora independente em 2015, com o lançamento de Carrossel – O Filme. Desde então, seus filmes foram vistos por 20 milhões de pessoas nos cinemas. Entre 2015 e 2018, a Paris Entretenimento foi a produtora que mais lançou filmes no país, com um total de quatorze longas-metragens originais exibidos em circuito comercial. Os gêneros variados dessas produções reafirmam sua versatilidade e, consequentemente, seu posicionamento no mercado audiovisual: adaptações de séries infantis (Carrossel, Carrossel 2 – O Sumiço de Maria Joaquina, Detetives do Prédio Azul – O Filme e Detetives do Prédio Azul 2 – O Mistério Italiano), infanto-juvenis (Internet – O Filme, Meus 15 Anos e 10 Horas para o Natal), comédia romântica (Um Namorado Para Minha Mulher), adaptação que deu vida à HQ nacional de ação (O Doutrinador), que deu origem a uma série para o canal Space) e três documentários (Teresinha, Todas as Meninas Reunidas Vamos Lá! e Aqualoucos). Em 2021, lançou as comédias A Sogra Perfeita e Dois Mais Dois, e em 2022 Detetives do Prédio Azul 3 – Uma Aventura no Fim do Mundo. Em 2023, já produziu Um Dia Cinco Estrelas, de Hsu Chein, atualmente em cartaz nos cinemas, além dos longas Meu Nome é Gal, Tá Escrito e Férias Trocadas. A Paris Entretenimento desenvolve ainda quatro séries para diferentes plataformas de streaming e ainda filma mais três longas-metragens até o fim deste ano.

Sobre a Mauricio de Sousa Produções | Coprodutora  
A Mauricio de Sousa Produções é a maior empresa de entretenimento do Brasil, responsável por uma das marcas mais admiradas do país, a Turma da Mônica. A MSP investe em inovação e produz conteúdos em todas as plataformas com a mais alta tecnologia, alinhando educação, cultura e entretenimento. No licenciamento, trabalha com 150 empresas que utilizam seus personagens em mais de 4 mil itens.