Pular para o conteúdo
Home » MilaNews » O ‘BONITO CINE SUR – FESTIVAL DE CINEMA SUL-AMERICANO’ anuncia os filmes selecionados para sua primeira edição que ocorrerá de 04 a 11 de Novembro

O ‘BONITO CINE SUR – FESTIVAL DE CINEMA SUL-AMERICANO’ anuncia os filmes selecionados para sua primeira edição que ocorrerá de 04 a 11 de Novembro

Com uma seleção diversificada de títulos da América do Sul, o evento divulga a lista para as Mostras Competitivas que tiveram no total 657 filmes inscritos.

O Festival, que será realizado entre os dias 04 e 11 de novembro deste ano no Centro de Convenções e na Câmara Municipal da cidade de Bonito – MS, oferecerá premiação em dinheiro e o Troféu Pantanal para os melhores filmes escolhidos por um Júri oficial e pelo voto do público no Júri Popular nas categorias: melhor longa sul-americano, melhor curta sul-americano e melhor filme sul-mato-grossense.

O diretor do Festival, Nilson Rodrigues, ressalta que “quer que o evento seja um espaço de encontro da melhor produção cinematográfica da América do Sul e também o ambiente para discutir os nossos mercados, as dificuldades que enfrentamos para termos acesso às nossas cinematografias. A ideia é contribuir para construir alternativas.”

O curador da Mostra de filmes sul-americanos de longa e curta metragem, José Geraldo Couto, afirma que “a importância deste novo festival é enorme, por tornar a cidade de Bonito (e o estado do Mato Grosso do Sul) um polo importante de difusão e debate da produção cinematográfica contemporânea do continente. O MS está praticamente no centro da América do Sul, fazendo fronteira com a Bolívia e o Paraguai, o que faz dele uma região particularmente apropriada para a veiculação de obras e o intercâmbio de experiências dos realizadores cinematográficos do continente.”

Além disso, José Geraldo aponta que “a busca pela diversidade temática e estética foi tão importante quanto a exigência de qualidade artística” na escolha das obras selecionadas. O curador afirmou ainda que “os filmes selecionados acabaram se impondo justamente por combinar relevância temática e excelência na realização cinematográfica. Em termos de tema, estão presentes questões candentes da atualidade: políticas, sociais, étnicas, de gênero, etc. Mas esses assuntos são abordados das mais diversas maneiras, e de modo essencialmente cinematográfico, variando do drama ao suspense, do documentário ao fantástico.”

Veja a lista dos filmes:

Mais pesado é o céu; La bruja de Hitler; El visitante; La pampa; Green Grass; Lucette; Sigma; Estrellas del Desierto; Yigayo Yuwuerane; Vias; Piedra dura; Milonga de espino; A outra margem; De tanto olhar o céu gastei meus olhos; A Dama do Rasqueado, Delinha; La Plata Ivygu – Enterros e Guardados; As Marias; Adão e Eva do Pantanal Sul; Cativo; Planuras; Cordilheira de Amora II.

 

O Festival apresentará ainda duas mostras paralelas fora da competição: uma de cinema de animação para o público infanto-juvenil e uma de cinema ambiental para pensarmos o presente e garantir o futuro da vida no planeta.

Além das Mostras de filmes, o evento contará com ampla programação com atividades formativas, fóruns de discussões sobre mercado de cinema e audiovisual na América do Sul, encontro com produtores e realizadores, oficinas de roteiro, de elaboração de projetos audiovisuais e de coprodução internacional. A agenda completa será divulgada em breve.

 

O Bonito Cinesur conta com o Patrocínio do Ministério da Cultura – por meio de emenda parlamentar do deputado federal Vander Loubet e Caixa Econômica Federal e os apoios da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS), SESC Fecomércio-MS, Centro de Convenções de Bonito, Câmara Municipal e Prefeitura Municipal de Bonito.