Pular para o conteúdo
Home » MilaNews » Projeto entre Aldeias Infantis SOS e Instituto Maurício de Sousa impacta mais de 380 mil pessoas

Projeto entre Aldeias Infantis SOS e Instituto Maurício de Sousa impacta mais de 380 mil pessoas

Parceria foi renovada por mais cinco anos, disseminando informações sobre Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) por meio de revistas impressas e digitais e da formação de professores. As revistas especiais da Turma da Mônica – ODS, abordam questões complexas, como mudanças climáticas, igualdade de oportunidades e direito à cidade, de forma lúdica e envolvente.

Lançado em 2020 em uma parceria entre a Aldeias Infantis SOS e o Instituto Mauricio de Sousa, o Impacta ODS já alcançou cerca de 380 mil pessoas, entre crianças, adolescentes e agentes multiplicadores, por meio de revistas da Turma da Mônica, em formato impresso e digital. O projeto é patrocinado por empresas ou Secretarias de Educação municipais e estaduais e prevê a distribuição em massa das revistas em quadrinhos, além de ações formativas para participantes.

No mês em que se celebra o Dia Global dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a Organização orgulha-se em anunciar que o projeto foi renovado por mais cinco anos, com o objetivo de disseminar a conscientização sobre os ODS entre crianças, adolescentes, jovens e agentes multiplicadores em todo o Brasil.

Christofer Müller, diretor de Mobilização de Recursos da Aldeias Infantis SOS, enfatiza a importância da educação para o desenvolvimento sustentável. Segundo ele, atingir as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável até 2030 também envolve a promoção da educação.

“É fundamental concentrar esforços na geração atual de estudantes, a fim de conscientizá-los sobre a importância de boas práticas de desenvolvimento sustentável. Assim, a introdução dessa temática no currículo regular torna-se um passo significativo para possibilitar a visão de um mundo mais equitativo e sustentável” ― explica.

Com relação a renovação da parceria, Amauri Sousa, diretor do Instituto Mauricio de Sousa, analisa sua relevância a nível nacional.

“Ao realizar um recorte para o nosso país, a temática que envolve os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, é essencial para a construção de uma sociedade brasileira mais justa e equitativa para as próximas gerações. É um processo a longo prazo, sendo necessário o envolvimento dos diversos setores. A meu ver, as Organizações da Sociedade Civil têm uma importante participação nesse processo.”

Cursos:

O Projeto IMPACTA ODS oferece dois cursos essenciais para disseminar o conhecimento sobre os ODS:

Curso Introdutório: esse curso proporciona uma introdução abrangente aos ODS, desde sua origem na Declaração do Milênio das Nações Unidas até a explicação detalhada dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Curso para Educadores: destinado a educadores, aprofunda a compreensão dos ODS, capacitando os professores a incorporarem temas relacionados ao desenvolvimento sustentável em seus currículos e atividades educacionais.

Educação divertida: As revistas da Turma da Mônica têm um lugar especial no coração de todos os brasileiros, frequentemente marcando a primeira experiência literária de muitos. Agora, esses amados personagens estão desempenhando um papel fundamental na educação para o desenvolvimento sustentável.