Pular para o conteúdo
Home » MilaNews » O VAMPIRO DOUGLAS

O VAMPIRO DOUGLAS

O livro O VAMPIRO DOUGLAS, escrito por Artur Laizo, conta a história do trabalhador agrícola que veio para Juiz de Fora trabalhar em uma fazenda cafeeira. Na época a cidade era promissora e atraia muitos trabalhadores da região. Apesar de ainda contarem com escravos, o desenvolvimento da cidade requeria novos trabalhadores. Alemães já começavam a se instalar no local e logo também italianos chegariam para trabalhar na agricultura e depois na indústria têxtil.

Artur Laizo, caracterizado como Vampiro Douglas, segura o livro de sua autoria, Vampiro Douglas

Sinopse:
Douglas veio para Juiz de Fora por volta de 1850 com vinte e dois anos de idade para trabalhar na promissora cidade em uma fazenda de café. Ainda existiam escravos e trabalhadores contratados nessas fazendas e a cidade estava em plena expansão. Nesse ano, desligava-se de Barbacena e passava a ser cidade. Como trabalhador braçal desde a infância, Douglas portava um físico com uma musculatura definida, não exagerada e longos cabelos pretos. Era um homem bonito e chamava atenção na sua época. Sempre foi um amante inveterado e em uma decepção amorosa importante na fazenda, encontrou Frederich Augspartem, vampiro milenar que construiu “A MANSÃO DO RIO VERMELHO” na cidade de São Luiz localizada entre Juiz de Fora e Ubá. Está presente na trilogia com o mesmo nome (Novo Século Editora). que o transformou em vampiro. Desde então, o vampiro cresceu com a cidade de Juiz de Fora, interferindo às vezes, na sua história.

capa da obra literária o Vampiro Douglas, criada por Artur Laizo

Seu físico e sua cara de rapaz de 22 anos nunca mudaram apesar de hoje ele estar com 174 anos. Muitas mulheres passaram pela sua vida, mas nenhuma substituiria Emma que foi seu grande e primeiro amor. Em 1902 acontecia uma obra para inauguração do Parque Halfeld, a praça principal da cidade e Douglas convenceu, com seu poder vampírico os trabalhadores a construírem a sua casa de baixo do coreto da praça. Ele vive lá até hoje e somente ele sabe como passar pela cascata de água e encontrar a porta sem se molhar.

Cine Theatro Central com Artur Laizo no palco, falando sobre sua obra O vampiro Douglas

Douglas é um vampiro apaixonado que adora dirigir seu Opala preto e andar pelas ruas de Juiz de Fora à noite. Hoje, ele é considerado por muitos como o protetor do Parque Halfeld. O vampiro Douglas, o vampiro de Juiz de Fora.

O Livro:

Publicado pela LITTERIS EDITORA, foi lançado na Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro em 2023 e em Juiz de Fora
no dia 03 de outubro do mesmo ano no Palco do Cine Theatro Central 2 de Juiz de Fora com grande festa e performance vampiresca. Desde então, o livro tem sido apresentado em feiras literárias e estará incluído em vária escolas como livro de estudo do ano.

O Vampiro Douglas surgiu inicialmente na trilogia A MANSÃO DO RIO VERMELHO – Novo Século Editora – publicada em 2016, 2018 e 2022 respectivamente. Douglas surge no livro 2 e é fundamental no livro 3. Devido ao seu trabalho na trilogia, o vampiro de Juiz de Fora mereceu o seu livro solo.

O Autor:
Artur Laizo é médico, cirurgião geral e intensivista. Escreve desde a infância e participa de uma grande quantidade de antologias e já venceu alguns concursos literários. Tem doze títulos físicos publicados assim como outros tantos e-books através da Plataforma Amaom.com.br. Além de escritor de prosa, romances, contos, crônicas, é poeta, trovador e pretende lançar em breve uma história de vampiro escrita em 36 sonetos.

Artur é membro da Academia Juiz-forana de Letras, da Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafayete, da Academia
Brasileira de Letras e Artes Minimalista, da Sociedade Brasileira de Poetas Aldravianistas, membro da Associação Brasileira de
Escritores de Romance Policial, Suspense e Terror, membro correspondente da Academia de Letras, Artes e Ciências do Brasil e
presidente da Liga dos Escritores, Ilustradores e Autores de Juiz de Fora.


Contatos com o autor:
Facebook: Artur Laizo Escritor
Instagram: @arturlaizoescritor
BLOG: paodecanelaeprosa.com.br
O Livro pode ser adquirido com o próprio autor e na Editora Litteris.