Combinando drama e ação, AMADO traz uma questão central para a compreensão e discussão do Brasil contemporâneo: o poder paralelo. Dirigido por Edu Felistoque (“400 contra um”, “Toro”, “Cracolândia”) e Erik de Castro (“Senta a Pua!”, “Federal”, “Cano Serrado”), o filme parte de fatos reais para contar a história do personagem-título, interpretado por Sérgio Menezes (“O Novelo”, “A Cor Púrpura – O Musical”), um policial honesto e idôneo, que se vê numa rede de corrupção e violência perpetuada por colegas. O longa chega aos cinemas em 09 de junho com distribuição da Downtown Filmes.
“Conheço a pessoa que inspirou tudo – morador da Ceilândia, no Distrito Federal, onde também se passa o filme – há mais de 20 anos, e ouço suas vivências. Um dia sentei com ela e aprofundei o papo, buscando uma narrativa. Importante dizer que foi ‘inspirado’ e não ‘baseado’ em uma história real. Há, assim, ainda mais liberdade para imaginação”, explica Castro, que também assina o roteiro.
Felistoque conta que viu na história dessa pessoa o potencial para um filme que poderia gerar bastante debate na sociedade. “No primeiro dia de contato com a pessoa que inspirou o roteiro percebi que estava diante de uma história que deveria ser contada em um filme e logo depois, no instante que li o roteiro, tive certeza disso e já demos início à elaboração da obra.”
Morador da Ceilândia, DF, em seu trabalho, o Cabo Amado faz mais do que sua função, o que transforma o processo policial em algo mais rápido por superar as burocracias. Uma figura polêmica, herói para uns, um fora da lei para outros, o rapaz bate de frente com superiores que estão embrenhados numa rede de corrupção, e decide que irá resolver isso sozinho.
Filmado durante da pandemia de Covid-19, AMADO enfrentou interrupções ao longo de seu processo de produção, mas a persistência e o empenho dos diretores, da equipe e do elenco e a importância de se contar essa história fizeram que o filme fosse concluído. “Entre os desafios de se fazer esse filme foi segurar as minhas emoções quando via a preocupação da equipe com vírus vilão. Cuidar de todos foi prioridade”, explica Felistoque.
Confira o trailer:
[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=Bnim65b2NLo[/embedyt]
O elenco ainda inclui Adriana Lessa (“O Clone”), Alexandre Barillari (“Os Homens São de Marte… E é pra Lá que Eu Vou”), Igor Cotrim (“Elvis & Madona”), Brenda Ligia (“Sangue Azul”), Neco Vila Lobos (“2 Coelhos”), Sérgio Cavalcanti ( “Toro” “Ação Entre Amigos”) e Gabriela Correa.
A equipe artística do filme conta com Lucci Antunes, na codireção de fotografia (dividida com Edu Felistoque e Gab Felistoque ); Marina Patury, na direção de arte; montagem de Gab Felistoque e Edu Felistoque; e a trilha musical de Guilherme Picolo e Erik de Castro. A produção é assinada por Keilla Pinheiro, Erik de Castro e Edu Felistoque; a produção executiva é de Edu Felistoque e Victor Dias; e Flávio Costa é responsável pela direção de produção e direção de segunda e terceira unidades junto com a diretora assistente Catarina de Castro.
AMADO será lançado nos cinemas pela Downtown Filmes.
Dirigido por Edu Felistoque e Erik de Castro, com o roteiro de Erik de Castro, o filme “Amado” foi inspirado em uma história verdadeira, Amado é um honesto policial militar da Ceilândia, que faz mais do que deveria fazer. Ele prende, julga e executa sentenças em desfavor dos criminosos, cortando caminho e se tornando mais ágil do que o burocrático processo oficial.
Cego para cor, credo ou sexo, pouco se importa se o individuo é ladrão ou policial. Para alguns o Cabo Amado é um truculento policial e para muitos outros um herói brasileiro, e seu único objetivo é resolver conflitos injustos, sem delongas, e “fazer a coisa certa”.
Amado existe!
Ficha Técnica:
Diretores: Edu Felistoque e Erik de Castro
Roteirista: Erik de Castro
Elenco: Sérgio Menezes, Adriana Lessa, Gabriela Correa, Brenda Ligia, Alexandre Barillari, Igor Cotrim, Neco Vila Lobos, Sérgio Cavalcante
Produtores: Keilla Pinheiro, Erik de Castro e Edu Felistoque
Produtores executivos: Edu Felistoque e Victor Dias
Diretora Assistente: Catarina de Castro
Direção de Fotografia: Edu Felistoque, Lucci Antunes e Gab Feslistoque
Direção de Arte: Marina Patury
Direção de Produção: Flávio Costa
Montagem: Gab Felistoque e Edu Felistoque
Trilha Musical: Guilherme Picolo e Erik de Castro
Conheça os nomes por trás da produção/ Biografias:
EDU FELISTOQUE
Diretor cinematográfico, roteirista, diretor de fotografia, montador e produtor associado da Felistoque filmes, dirigiu e produziu dezenas de conteúdos, audiovisuais para TV e Cinema, onde acumulou diversos prêmios por seus longas- metragens documentais como , “Cracolândia”, “Badi”, “Zagati”, “Trilha Sonora da Cidade” , “Mazaropi” e “Buscando Buskers”, e na ficção, “ Inversão”, “Insubordinados”, “Hector”, “Toro” , “Cano Serrado”, “400 contra um, a história do crime organizado”, e a série de ficção para TV , “Bipolar “ (exibidos nos canais: “Canal Brasil”, “Warner”, “Sony”, “Universal”, e Netflix);
ERIK DE CASTRO
Diretor, produtor, roteirista e compositor. Formado pelo Departamento de Cinema do Los Angeles City College (EUA), com especialização em direção de atores pela Escola Internacional de Cinema e Televisão de San Antonio Los Baños, em Cuba. Diretor e roteirista do thriller policial “Federal”, cujo roteiro foi selecionado para o 5o Laboratório de Roteiros do Instituto Sundance no Brasil. Dirigiu dois documentários que compõem a Trilogia ‘O Brasil na II Guerra’, “Senta a Pua!” e “O Brasil na Batalha do Atlântico”. Como roteirista, também atuou na série “A Divisão”, exibida na Globoplay e nos longas “Por que você não chora” e “Destinos Opostos”. É diretor e roteirista dos longas-metragens “Cano Serrado” e “Amado”.
EMPRESA PRODUTORA – BSB CINEMA PRODUÇÕES
Gerida por Keilla Pinheiro, a produtora natural de Brasília tem como principais projetos realizados: Trilogia da II Guerra Mundial – documentários ‘Senta a Pua!’ (1999; de Erik de Castro), ‘A Cobra Fumou’ (2003; de Vinícius Reis) e ‘O Brasil na Batalha do Atlântico’ (2013; de Erik de Castro) e o longa-metragem policial ‘Federal’ (2010; de Erik de Castro). “ Cano Serrado” (2019; de Erik de Castro). Atualmente tem projetos com diferentes parceiros, em diferentes fases de desenvolvimento e lançamento como “AMADO” com a distribuidora Downtown, “Cano Serrado” (H2O Films) e “Buscando Buskers” com o canal Music Box Brasil.
EMPRESAS PARCEIRAS DO FILME
SOBRE A PRODUTORA ASSOCIADA – FELISTOQUE FILMES –
A Felistoque Filmes do sócio-fundador, Edu Felistoque, (diretor cinematográfico, produtor executivo, roteirista, diretor de fotografia e montador), acumula diversos prêmios em festivais por suas produções, que vão dos filmes documentais como , “Cracolândia” e de ficção, como, “400 contra um” , “Inversão”, “Insubordinados”, “Hector” e “Toro”. (Canais : Brasil, Sony, Universal, Paramount, ) a série de tv “Bipolar ” (Canais : “Brasil”, “Warner”, “Sony” e “Universal”), da ficção aos documentários, “Mazzaropi”, “Badi”, “Buscando Buskers ” (Canais, Sony, BOX Brasil ) e Zagati e em finalização o longa “AMADO” com a distribuidora Downtown e “Buscando Buskers” com o canal Music Box Brasil. A produtora tem a segunda área de atuação, em 25 anos, produziu mais de 2 mil filmes publicitários.
SOBRE A PRODUTORA ASSOCIADA – ASSUM FILMES
A Assum Filmes foi fundada em 2013. É formada pelo produtor-executivo Victor Dias, formado em Audiovisual pela ECA-USP, pós-graduado em Produção Audiovisual: Projeto e Negócio pelo Senac-SP e Tecnólogo em Arte Dramática pelo Senac; e pelo diretor Murilo Alvesso, é formado em direção cinematográfica e fotografia pela ECA-USP, indicado ao 29º Prêmio da Música Brasileira para Melhor DVD, com Do Tamanho Certo Para o Meu Sorriso, de Fafá de Belém.
Em seu tempo de atuação, a produtora produziu filmes publicitários para empresas como Google, Fiat, Consulado da França, Amend. Produziu a série Buscando Buskers. Desenvolveu dois projetos através de linhas de desenvolvimento do FSA: Amarração para o Amor, uma série de comédia, e Mariella, um longa-metragem de comédia romântica. Também produziu as web-séries documentais Projeto Estufa e Top 5, ambas para o São Paulo Fashion Week.
DISTRIBUIDORA
DOWNTOWN FILMES
Sobre a Downtown Filmes
Fundada em 2006, a Downtown Filmes é a única distribuidora dedicada exclusivamente ao cinema brasileiro. Desde 2011, ocupa a posição da distribuidora número 1 no ranking de filmes nacionais. De 2006 até hoje, vendeu mais de 50% de todos os ingressos de filmes brasileiros lançados. Até janeiro de 2020, a Downtown Filmes lançou 147 longas nacionais, que acumularam mais de 157 milhões de ingressos vendidos e contando…
Entre os maiores sucessos da distribuidora estão “Minha Mãe É Uma Peça 1, 2 e 3”, estrelados por Paulo Gustavo; “De Pernas Pro Ar 1 e 2”, e “Loucas Pra Casar”, com Ingrid Guimarães; “Chico Xavier”, “Elis”, “Fala Sério, Mãe!” com Ingrid Guimarães e Larissa Manoela, “Os Farofeiros” com Maurício Manfrini e Cacau Protásio, “Minha Vida em Marte” com Paulo Gustavo e Mônica Martelli, “Cine Holliúdy 1 e 2” e “Simonal”.