Pular para o conteúdo

Projeto Em Nós Para Além De Nós promove evento de valorização do povo negro no dia 30/11, na Gamboa

Idealizado por Cinnara Leal, evento tem início na Praça da Harmonia, com cortejo dos Blocos Olodum e Òrúnmilá, e segue para o Muhcab.

A ideia do projeto Em Nós Para Além De Nós surgiu a partir do convite do autor Carlos Leal a Cinnara, para comemorarem juntos o lançamento de seu primeiro livro e o aniversário de sua irmã.

banner sobre o Projeto Em Nós Para Além De Nós promove evento de valorização do povo negro no dia 30/11, na Gamboa

A primeira edição do projeto Em Nós Para Além De Nós, idealizado pela atriz, produtora e comunicadora Cinnara Leal a partir de um convite de seu irmão, o escritor e doutor em Filosofia Carlos Leal, será realizada no dia 30 de novembro. O evento, gratuito, celebra a existência, a resistência, a ancestralidade e o protagonismo do povo negro no Brasil, atuando como um movimento de reparação simbólica e fortalecimento comunitário. A programação começa às 11h, na Praça da Harmonia, com cortejo afro de celebração unindo os Blocos Olodum e Òrúnmilá, e segue para o Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (Muhcab), com atrações que se estendem até as 20h.

Com a data e atrações já confirmadas, o projeto segue em busca de patrocínio e apoio para a execução do evento, que contará com ações que valorizam e fortalecem a cultura afro-brasileira, como feiras gastronômica e de empreendedorismo, contação de histórias para crianças, roda e oficina de jongo, roda feminina de agbê, além do lançamento do livro Racismo x Antirracismo: Guerra Injusta e Dever de Reparação, de Carlos Leal. 

“A obra apresenta uma crítica à ideia predominante acerca do que é o antirracismo. A forma como entendemos ou narramos a sequência dos fatos históricos ocorridos neste país representa uma falsificação ideológica. Não houve colonização no Brasil, houve uma guerra de escravização contra os negros. A abolição, por sua vez, representou o fim da escravização, mas não o fim da guerra contra os negros, que passou a ser de perseguição. Estas duas guerras trouxeram severos danos aos negros que vivem no país, danos estes que, por serem injustos, devem ser reparados, não de qualquer maneira, mas sim na interrupção daquilo que o dano representa: a inferiorização social e a miséria do negro brasileiro”, comenta o autor. “Lançar o livro neste evento significa produzir novas ferramentas e conquistar novos aliados para a luta antirracista”, analisa.

Entre as atrações, também estão confirmados a estreia do Samba de Benguela, homenagem a Tereza de Benguela, que marca o encontro de grandes sambistas das rodas de samba femininas e convidadas, que se unem para exaltar e celebrar o protagonismo, a beleza e potência da mulher; e o grupo Afro Cultural Òrúnmilá, cria do Morro da Mineira, em atuação há 36 anos, considerado Patrimônio Imaterial do Rio de Janeiro.

O evento, que também celebra o aniversário da fundadora, contará com a presença de convidados especiais e encerra o dia com Baile Charme.

“Aniversário é, naturalmente, celebrar a vida. Minha intenção, este ano, era fazer uma comemoração mais íntima, familiar, mas o convite para unir meu aniversário ao lançamento do livro do meu irmão redefiniu meu propósito. E aceitei celebrar o meu renascimento, que me impulsiona a resgatar minha potência de agir no mundo, utilizando a arte que me move como ferramenta para a transformação do mundo!”, comenta Cinnara. 

Com o objetivo de promover pertencimento, conexão e vivência coletiva, além do reencontro com a ancestralidade negra, o projeto se coloca como um convite para sentir, lembrar, honrar e seguir, reconhecendo a força do povo afro-brasileiro, que representa mais de 56% da população nacional, e transformando o Muhcab em um território de convivência, celebração e aprendizado coletivo.

A ação encerra o mês de novembro, dedicado à celebração da Consciência Negra, mas a proposta vai além do calendário oficial. A intenção é que o projeto se estenda por todo o ano, alcançando diferentes regiões do País.

Em Nós Para Além de Nós nasceu para expandir nossa existência em todos os territórios e todos os dias. Desejamos que ele seja replicado pelo Brasil durante o ano inteiro”, explica a idealizadora.

SERVIÇO

Em Nós Para Além De Nós

Data: 30 de novembro, a partir das 11h

Local: Cortejo parte da Praça da Harmonia (Rua do Propósito, 231 – Gamboa, Rio de Janeiro) em direção ao Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (Muhcab) (Rua Pedro Ernesto, 80 – Gamboa, Rio de Janeiro)

Entrada franca

FICHA TÉCNICA

Idealizadores: Cinnara Leal e Carlos Leal

Produtora executiva : Cinnara Leal

Produtora: Clarisse Miranda Gomes

Produtora assistente: Juliana Rufino

Assessoria de imprensa: Ligia Lopes (Urbana Culturalâ)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *