Pular para o conteúdo

ALDEOTAS FARÁ SUA PREMIÈRE MUNDIAL NA MOSTRA DE SÃO PAULO NO DIA 28 DE OUTUBRO

Renomado ator de teatro, cinema e televisão, Gero Camilo estreia como diretor de longas com ALDEOTAS, que parte de sua peça homônima, e aqui ganha uma releitura cinematográfica protagonizada por ele e Marat Descartes, atores da montagem original.

O filme terá sua primeira sessão no país no dia 28 de outubro, na programação da 46a Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, na Cinemateca Brasileira, às 21h30. A produção é assinada pela Gullane, em coprodução com Nip e Macaúba Produções, e estreia nos cinemas, também com distribuição da Gullane, no dia 10 de novembro em Fortaleza e 17 de novembro em São Paulo e Rio de Janeiro.

“A Mostra de São Paulo é minha casa. Os filmes que fiz como ator passaram por aqui. Meus primeiros curtas como diretor passaram por aqui. E ter a pré estreia de Aldeotas, meu primeiro longa-metragem, na reabertura da Cinemateca de SP é uma honra e uma celebração.”, diz o diretor Gero Camilo.

ALDEOTAS acaba de divulgar seu pôster oficial, que destaca os personagens Levi (Camilo) e Elias (Descartes), e sua relação de amizade e cumplicidade marcada pela troca de cartas, textos e o compartilhamento de experiências em comum.

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=zoI-OkldTkw[/embedyt]

Sobre o Filme

Montada inicialmente em 2004, peça ficou em cartaz por mais de uma década, e foi vencedora dos prêmios Shell e Qualidade Brasil, mas Camilo gosta de ressaltar que peça e filme são duas obras independentes, que mantém uma relação, mas cada uma se vale das ferramentas de seu meio, teatro e cinema, para trazer a história dos dois amigos.

Determinadas obras nos tiram o fôlego ou nos alcançam silêncios conduzidos por atores, que construindo narrativas com as quais nos identificamos, alcançam o nosso imaginário capaz de nos transportar pro absurdo, pro surreal do cotidiano,” explica o ator diretor e roteirista.

A narrativa acompanha dois amigos, o poeta Levi  e Elias, que se conhecem desde a infância, mas acabam se separando por 17 anos, quando primeiro resolve ir embora da pequena cidade conservadora onde moram para viver uma vida mais livre num grande centro urbano. A ideia era fugirem juntos, mas seu amigo acaba desistindo. Eles irão se encontrar apenas quando Levi volta à cidade para o velório de seu amigo.

Com uma linguagem poética, o filme, rodado num galpão no bairro da Mooca (SP), investiga os caminhos da memória, amizade, do desejo, das forças repressoras e do anseio de liberdade por meio da longa amizade de Levi e Elias. “A comunhão do cinema, o encontro artístico entre direção, fotografia e arte levam o filme para paisagens muito próprias não usando o naturalismo como opção narrativa.”

Amigos de longa data, e experientes no audiovisual e teatro, Gero e Marat ainda não haviam contracenado no cinema. “A partir do nosso reencontro em cena, naturalmente, veio tudo à tona, toda história e relação dos personagens. Só foi necessário dosar a energia a e interpretação para caber no formato do cinema”, explica Marat.

OUTROS CURTAS DA FULERAGEM FILMES:

2005 – UMA CONFUSÃO COTIDIANA

Curta-metragem baseado na narrativa de Franz Kafka

Roteiro e Direção: Marat Descartes

Diretor Assistente: Gero Camilo

Elenco: Cristiano Karnas, Gustavo Machado, Claudia Missura, Cristiane Paoli-Quito e Tatiana Thomé

Produção: Fuleragem Filmes

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=gcrK9oQPffw[/embedyt]

2006 – PARABÉNS

(Curta metragem)

Roteiro: Paula Cohen

Direção: Gero Camilo e Gustavo Machado

Elenco: Paula Cohen

Produção: Fuleragem Filmes

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=EiTe2eBW3uE[/embedyt]

2008 – Um Quatro Cinco

(Média-metragem)

Roteiro e direção: Gero Camilo

Elenco: Marat Descartes e Paula Cohen

Produção: Fuleragem Filmes

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=EgpcY9WjEtw[/embedyt]

plugins premium WordPress