O Núcleo de Estratégias e Políticas Editoriais (NESPE) foi fundado em 2016 com a missão de transformar o mercado editorial brasileiro através da disseminação de conhecimento especializado e da promoção de práticas inovadoras. Criada pelos sócios-diretores Cibele Bustamante e Leandro Müller, a instituição une teoria, prática e academia de forma integrada.
O NESPE está sempre atento às tendências do mercado editorial, tanto no Brasil quanto no exterior. Por isso, Cibele Bustamante e Leandro Müller se juntaram a Silvia Rebello, professora na pós-graduação de Edição e Gestão Editorial, também no NESPE, para fundar a Editora Modelo.
A editora já possui três títulos a serem publicados na Flip 2024 deste ano: “Os livros antes do livro” e “Composição tipográfica: Como escolher fontes, compor parágrafos e ir além do desenho de tipos”, de Cibele Bustamante; e “O que pensa o mercado editorial brasileiro?”, de Leonardo Neto. O lançamento da Editora Modelo acontecerá na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) 2024, no dia 12 de outubro, sábado, das 17h10 às 18h40, na Casa PublishNews.
Haverá um bate-papo com Leonardo Neto e Leandro Müller a respeito do livro “O que pensa o mercado editorial brasileiro?”, um dos lançamentos da editora. Na ocasião, também serão lançados os livros de Cibele Bustamante citados acima.
Foco na disseminação do conhecimento sobre mercado editorial
A editora nasce com uma dupla missão: estimular a publicação de conteúdo sobre o mercado editorial como um todo e dar oportunidade para que os pós-graduandos do NESPE coloquem em prática aquilo que aprenderam em aula, sob supervisão de profissionais do mercado.
“Como nossa missão é o foco na disseminação de conhecimento para e sobre o mercado editorial como um todo, publicaremos principalmente livros de não-ficção sobre livros, mercado e produção editorial, bem como sua história e temas correlatos, como design de livros, composição tipográfica, manuais de escrita etc.”, afirma Leandro Müller.
O catálogo da editora valoriza a difusão de conhecimento sobre livros, com produções de autoria nacional. Também há planos para traduções de textos estrangeiros para o português. Müller diz que temas ligados ao mercado de livros brasileiro, com todas as suas particularidades, são muito bem-vindos
A editora pretende publicar livros pertinentes para o bom exercício de práticas profissionais no mercado editorial, da escrita criativa e produção de conteúdo. A ideia também é consolidar padrões editoriais, tornar-se referência na divulgação de conhecimento no campo editorial.
Primeiros títulos a serem publicados: conheça as obras
“Os livros antes do livro”, de Cibele Bustamante, é uma jornada pela história da escrita, seus suportes e formatos que antecederam o códice, convidando o leitor a repensar o papel dos livros hoje e revelando como eles continuam a ser uma ponte entre gerações, culturas e realidades.
Recheado de histórias e detalhes pitorescos, além de belíssimas imagens de artefatos que cobrem mais de 400 mil anos de história, “Os livros antes do livro” é uma obra para ler, ver e se deliciar; com leitura fácil, linha do tempo, mapas, desenhos e esquemas que convidam a conhecer mais sobre o livro e sobre a humanidade.
Para a publicação do mesmo, está acontecendo uma campanha de financiamento coletivo no Catarse até dia 2 de outubro. A meta é de R$30.000 e 40 pessoas já apoiaram. A autora, Cibele Bustamante, trabalhou como designer em várias editoras e em agências de comunicação tanto no Brasil como na Itália. No âmbito acadêmico, lecionou em instituições renomadas como o Politécnico de Milão e o SENAI. Como pesquisadora, focou em inovação, tecnologia e história, principalmente no que tange à comunicação e publicação multimídia.
Também de Cibele Bustamante, será publicado “Composição tipográfica: como escolher fontes, compor parágrafos e ir além do desenho de tipos”. A obra se propõe a guiar o leitor na escolha e no uso eficaz das fontes em projetos gráficos, especialmente em textos longos para mídia impressa. Destinado a estudantes de design gráfico, designers editoriais, profissionais da área editorial e entusiastas da tipografia, este livro oferece uma abordagem prática e abrangente, com exemplos e modelos de composição que guiam o leitor desde os princípios básicos até técnicas mais avançadas.
Já “O que pensa o mercado editorial brasileiro?” é uma coletânea de entrevistas conduzidas por Leonardo Neto que oferece um panorama profundo das visões e experiências de profissionais que dão forma ao universo editorial no Brasil. Originadas da coluna “Bate-papo” da newsletter Happy Hour NESPE, uma fonte de informação descontraída e acessível, estas entrevistas capturam a riqueza e a complexidade do setor.
Com contribuições de figuras influentes como Karine Pansa, presidente da International Publishers Association, e Marifé Boix García, vice-presidente da Feira do Livro de Frankfurt, este livro revela histórias inspiradoras e oferece insights valiosos sobre os desafios e oportunidades do mercado editorial.
Organizada por Marcos Filho, a obra convida o leitor a pensar no setor e refletir sobre o futuro dos livros e da leitura no Brasil. Ideal para profissionais, estudantes e apaixonados por livros, esta obra é uma peça essencial para quem deseja se aprofundar no fascinante mundo dos livros.