Pular para o conteúdo

Cultura à Milanesa

Direto da Alemanha: multiartista Terezinha Malaquias volta ao Brasil e lança exposição e livro no Instituto Sarath, em São Paulo

“Olhe Para Mim … Schau Mich An …”, que reúne fotoperformances da artista, acontece no Instituto Sarath, na Vila Mariana. Evento também marcará o lançamento de seu novo livro “Banzo e Afetos”, publicado pela Literíssima Editora

Hoje (09 de novembro), o Instituto Sarath receberá a exposição “Olhe Para Mim … Schau Mich An …”, de fotoperformances de Terezinha Malaquias (@terezinhamalaquias). O evento de lançamento contará com a presença da multiartista, que reside em Freiburg, na Alemanha, desde 2008, a partir das 19h. “Identidade é um conceito refletido em suas fotoperformances e autorretratos. Nelas, Terezinha, como uma mulher, afro-brasileira e imigrante nos provoca e nos leva a pensar sobre como o nosso olhar distraído, ensimesmado ou autorreferente pode relegar pessoas ou grupos sociais a uma espécie de anonimato ou invisibilidade social”, explica Onésimo Alves Pereira, um dos curadores da exposição no texto de apresentação.

Em suas obras, a artista evoca narrativas que remetem à história da arte ocidental, brasileira e africana. “Através de tecidos, objetos e wearable art, a performer se refere a ícones da arte moderna como Alexander Calder, quando faz uso do arame para criar objetos que se envolvem em seu corpo; Marcel Duchamp e seus ready-mades, quando se apropria de objetos, como rolos de papel higiênico, escovas, cabides, utensílios de cozinha como facas e espátulas, violão etc; e Arthur Bispo do Rosário com objetos (wearable art) que podem se referir ao seu particular modus operandi de escrever e desenhar através do bordado”, observa Onésimo.

E no dia 11 de novembro, também no Instituto Sarath, a artista participará de uma roda de conversa e performance com convidados: Cássia Sarath, psicanalista e produtora cultural; Kazuyo Yamada, professora e bodypainting para a área da saúde; Maria Célia Malaquias, psicóloga, psicodramatista e professora; e Onésimo Alves Pereira, artista visual,fotógrafo, escritor e curador. A mediação será de Ana Paula Araújo Cruz, produtora cultural, fotógrafa e cozinheira.

A exposição “Olhe Para Mim … Schau Mich An …” seguirá em cartaz até o dia 12 de dezembro e estará aberta à visitação de terça a sábado, das 10h às 19h, no Instituto Sarath (Rua Eça de Queiroz, 346 | Vila Mariana – SP). A entrada é gratuita.

plugins premium WordPress