Pular para o conteúdo

Cultura à Milanesa

Festival Cardume oferece programação aos pescadores e público geral na cidade de São Gonçalo, Rio de Janeiro.

Antes de entender o Festival Cardume é necessário entender seu realizador: aGradim. Um programa/laboratório de ações no aGradim, localizado na Praia das Pedrinhas, em São Gonçalo, que poderá atingir arredores, como comunidade pesqueira, praças e escolas, atuando em lugares de convivência, para friccionar a relação homem e natureza, trazendo a arte (sensível) como ponte de mediação. Em outras palavras, aGradim é lugar da vontade, de se fazer uma ação, um programa traduzido em atividades, a performance como ativismo e um ativismo entrelaçado com as relações afetivas. Será realizado na Praia das Pedrinhas em São Gonçalo, durante sete dias (nos dias 31/08, 01/09, 02/09, 08/09, 09/09, 10/09 e 11/09).

Com uma programação de atividades e ações culturais, entre elas, o Festival Cardume, que visa conferir visibilidade a população caiçara local. O festival terá uma programação variada composta por palestras sobre turismo de base comunitária, reservadas preferencialmente para os pescadores artesanais da região. Mas também, ocorerão atividades abertas ao público e para todas as faixas etárias, como oficinas de desenho, fotografia, ações em prol do reflorestamento do mangue local, sessões de curtas e muito mais, os horários das atrações também serão bem flexíveis, entre manhã e tarde, para mais informações, siga a página do Instagram do festival: @cardumeagradim.

imagem projeto Cardume

Conheça Gabriela Bandeira, idealizadora do projeto Cardume e aGradim. Assista sua entrevista ao canal Polisnizacao

Programação do Festival

Ações Detalhadas

Oficinas reservadas preferencialmente para os pescadores artesanais e comunidade.

Oficina de turismo de base comunitária (31/08, 01/09 e 02/09)

Serão oficinas ministradas por profissionais capacitados, como o turismólogo Breno Platais, a museóloga Camila Cardoso e pelo artista, antropólogo e pesquisador Lucas Rodrigues. Cada colaborador irá desenvolver junto com os pescadores participantes, novas estratégias de ação dos seus trabalhos, como passeios náuticos e terrestres. De que maneira esses pescadores podem refletir sobre suas próprias histórias, como elas podem ser recontadas e em que lugar, como a Baía de Guanabara pode ser mostrada pela ótica na natureza ainda preservada, mas também, como a memória do trauma, vivida pelos derramamentos de óleo em épocas recentes, podem e devem ser uma ferramenta potente de conscientização. Será realizada nas dependências do Shopping SG, no salão cedido ao grupo Mulheres do Brasil – Núcleo São Gonçalo, nos horários das 10h às 16h.

Oficinas para o público em geral

Oficina de encadernação: Crie seu Diário de Bordo – ministrada pela artista Gabi Bandeira / Oficina de fotografia e vídeo na natureza – ministrada pelo fotógrafo Ademir Jr. 08/09

Serão duas oficinas, a primeira das 10h às 12h, onde o participante poderá construir um caderno artesanal, costurado e confeccionado, com técnicas ecológicas, utilizando papel artesanal. E a segunda oficina será realizada das 14h às 16h, será um exercício prático de fotografia e confecção de pequenos vídeos utilizando a natureza do lugar como tema. Ambas serão realizadas na praia das Pedrinhas, em São Gonçalo.

Plantio ColetivoS: plantio de mudas de mangue / Lançamento do livro “Propágulos: Semeando Florestas de Marés” (09/09)

Encontro com coletivos e iniciativas de São Gonçalo que atuam no campo da consciência ambiental. Ocorrerá um replantio coletivo no Mangue da Praia das Pedrinhas, com mudas de mangue, participação de todas as faixas etárias. Será realizado à partir das 10h, na Praia das Pedrinhas, dentro de um rancho/oficina para barcos de pesca, endereço: Rua Professora Maria Joaquina, lote 3679.

Oficina de desenho – Ministrada pela artista Wil Catarina / Oficina de vocalização na natureza – ministrada pela artista sonora Kenya Campos / Cinema de Borda:

Sessão de projeções e curtas

10/09

Serão três atividades neste dia, a primeira oficina ocorrerá das 10h às 12h, a segunda oficina será realizada das 14h às 16h e a exibição de curtas e vídeos na fachada do muro do lote 3679, localizado na Rua Professora Maria Joaquina, na Praia das Pedrinhas, será a partir das 18h.

Mostra Expositiva: Muro Navegável

11/09

Mostra expositiva de alguns dos trabalhos realizados ao longo do Festival Cardume. Será realizada na fachada do muro do lote 3679, localizado na Rua Professora Maria Joaquina, na Praia das Pedrinhas, a partir das 18h.

Apoiadores: Kenya Campos Arte Musical, Renderizando, São Gonçalo Shopping e Grupo Mulheres do Brasil – Núcleo São Gonçalo.
Realizadores: aGradim, SECEC, Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Links das redes sociais e ações anteriores do aGradim:
Canal do youtube:

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=8JCBElic6_0[/embedyt]

Instagram:
@cardumeagradim ou @gabbbandeira
Site

plugins premium WordPress