Pular para o conteúdo

Cultura à Milanesa

Inauguração do restauro da Ilha da Boa Viagem

A Prefeitura Municipal de Niterói vai reabrir neste sábado (23), a partir das 8h30, a Ilha da Boa Viagem com toda infraestrutura restaurada. O local é parte do patrimônio arquitetônico histórico da cidade, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e passou por uma minuciosa obra de recuperação com investimentos de R$ 5,5 milhões. As intervenções recuperaram as edificações da capela de Nossa Senhora da Boa Viagem, o fortim e o casarão conhecido como castelo.

E a cerimônia de abertura terá uma missa na capela de Nossa Senhora da Boa Viagem, com apresentação de jovens músicos do Projeto Aprendiz. O evento também marca o lançamento da exposição “Boa Viagem – Uma Ilha Cercada de Histórias” que reúne cerca de 30 fotos e objetos que registram a memória do local nos últimos séculos.
A história da Ilha da Boa Viagem começa em 1650 com a construção da Capela de Nossa Senhora da Boa Viagem. A capela foi destruída durante a invasão francesa de 1711 e reconstruída em 1780, em estilo neoclássico. Registros históricos apontam o ano de 1702 como marco do início da construção do fortim, que tinha entre cinco ou seis peças de artilharia. Já o casarão, conhecido como castelo, foi construído na década de 1940 e abrigou a sede dos Escoteiros do Mar.

Serviço: Entrega da obra de restauro da Ilha da Boa Viagem
Data: Dia 23 de setembro
Horário: 8h30
Endereço: Praia da Boa Viagem, s/n – Boa Viagem, Niterói

Visitas: As visitas à Ilha estão sendo agendadas pela Empresa de Lazer e Turismo (Neltur) através do WhatsApp: 21 3611-3828. A Ilha ficará aberta às quartas, quintas e sextas-feiras, com duas visitações; e aos sábados e domingos, com quatro visitas.

plugins premium WordPress