Pular para o conteúdo

Cultura à Milanesa

Pelé é homenageado por mais de cem cartunistas em exposição

A Associação dos Cartunistas do Brasil – ACB, que completa 35 anos em 2023, começa o ano com uma exposição importante para o futebol mundial. A mostra virtual “LOVE: Pelé pelos craques do traço” reúne mais de cem trabalhos de cartunistas de todo o Brasil, e alguns de fora do país, dentro do site HQMIX.

Desenhistas como Dálcio, Mauricio de Sousa, Paffaro, Fernandes, Baptistão, Manga, entre outros, participam da homenagem e mostram quanto o estilo de cada um se completa nesta necessária exposição ao Rei Pelé, reverenciado em todo mundo nesta sua passagem da vida na Terra para a eternidade.

 

Pelé sempre reconheceu a importância das charges e caricaturas em sua vida de jogador. Em um texto seu, publicado na abertura do livro “Gol de Bico – Brasil nas Copas” (2013), de JAL e Gualberto Costa pela Editora Panini, Pelé fala: “Um dia, já profissional e com um nome no Santos, ouvi um locutor dizer no rádio que eu desenhava bem as jogadas, os dribles e, principalmente, os gols.

Então, de certa forma, cheguei à conclusão de que também sei desenhar. Só que com os pés. Isso só demonstra que as artes do futebol e do traço estão próximas. E que as caricaturas e charges que aparecem na imprensa, antes e depois dos jogos, são parte do espetáculo do futebol. Sem elas, ficaria tudo muito menos alegre e emocionante.”

Curador da mostra, o cartunista e presidente da ACB, José Alberto Lovetro (JAL), complementa: “A história do futebol passa pelas mãos desses cartunistas, e Pelé é um dos mais homenageados pelos artistas nesse esporte que é paixão entre os brasileiros.”

Sem data para encerrar, a exposição sempre será atualizada com outros cartuns sendo incorporados ao site.

 

plugins premium WordPress