Pular para o conteúdo
Home » Wiki Pages » Gonçalo (Causos HQs)

Gonçalo (Causos HQs)

[one_half]

Gonçalo, o protagonista da série de histórias em quadrinhos Causos, é um personagem fictício criado por Eberton Ferreira. O personagem foi criado como uma homenagem direta a cidade natal do autor, São Gonçalo, que por coincidência foi fundada também por um Gonçalo, o Gonçalo Gonçalves. 

[/one_half]

[one_half_last]

Perigosos vilões serão desafios (da esq. para dir. Demônio das Matas, A Bruxa da Floresta, Devorador de Almas, e Monstro do Rio

[/one_half_last] [one_half]

Gonçalo (Jorge)

O primeiro Gonçalo que conhecemos na franquia. Gonçalo chega ao Brasil aos vinte anos de idade nas caravelas que trazem os grandes donatários. O Novo Mundo foi dividido em capitanias Hereditárias pelo Rei de Portugal e seus donatários estavam vindo ao Brasil. Na Capitania de São Vicente é onde se desenrola sua história. No início, um bandeirante do pior tipo, Gonçalo tinha um caminho pavimentado para ser tonar um vilão da pior estirpe, mas a amizade do indígena tupiniquim Iberê e o casamento com sua irmã, Raíra, muda a perspectiva de mundo do personagem principal.

[/one_half] [one_half_last]

Jorge Gonçalo e a Cuca

[/one_half_last] [one_half]

Gonçalo (Rui)

Filho de Gonçalo e Raíra, o jovem Gonçalo inicia sua vida assistindo as investigações do pai e do tio, Iberê, ao lado de suas irmãs Iracema, Jaçanã e Jacira, vivem nos arredores de São Vicente. O personagem acaba cada vez mais inserido no contexto sinistro das lutas de seu pai contra os assassinos que assolam o Brasil Colônia.

[/one_half] [one_half_last]

Imagem de Rui Gonçalo enfrentando o Boto em Causos#4

[/one_half_last] [one_half]

TEORIAS (Contém SPOILER!)

INSPIRAÇÕES DO PERSONAGEM

Muitas teorias que sempre caem no colo do Eberton. O tempo todo. Em ocasiões públicas e entrevistas, ele é questionado se o Gonçalo em sua obra seria um antepassado de Gonçalo Gonçalves e se estaríamos falando do período colonial aqui no Rio de Janeiro, do lado da Baía de Guanabara. Como todo bom autor, ele deixa o povo todo sofrer com isso, pois vale lembrar que São Gonçalo tem também cidades homônimas pelo país inteiro. Tem São Gonçalo do Amarante no estados do Rio Grande do Norte e do Ceará, São Gonçalo (Rio de Janeiro) de onde o autor vem, Itapissuma (Pernambuco), Cajari, Matinha e Viana, (Maranhão) e Cuiabá (Mato Grosso) também tem cidades em homenagem ao Santo Padroeiro da cidade, São Gonçalo do Amarante.

[/one_half] [one_half_last] [/one_half_last]

OUTROS GONÇALO ANTES?

Uma teoria muito comentada é a de que talvez Gonçalo não tenha adquirido todas as suas habilidades investigativas e de combate apenas pela sua vivência. Como ele menciona muito pouco de sua família em Portugal, essa teoria indica que talvez o clã dos Gonçalo na Europa poderia tê-lo ensinado tais coisas. A teoria ganhou mais força com a descoberta da sombria ordem dos Alumbrados, ordem ritualística, infiltrada nas camadas da sociedade e também com possível origem europeia. Reza a teoria que o clã dos Gonçalo já os enfrentavam por lá numa grande guerra secreta ao melhor estilo Templários versus Assassinos.

Problema na teoria: É uma teoria interessante, porém para que ela funcione, é necessário que Jorge Gonçalo tenha sido mantido no escuro pela sua família sobre essa batalha secreta contra os Alumbrados, uma vez que sua declarada morte na revista 04: O monstro do Rio, aconteceu no exato momento em que ele descobre sobre a ordem e é traído pelo antigo aliado Coronel Alcântara.

[one_half]

EBERTON FERREIRA – AUTOR

O autor eberton ferreira é criador da série Causos, e também de Xamã, Os Sete, e Rede da Carne

[/one_half] [one_half_last]

Eberton Ferreira, escritor e quadrinista

[/one_half_last] [full_width]

VÍDEOS

Entrevista com Eberton Ferreira

YouTube player

CAUSOS#1 – COM SPOILERS

YouTube player
[/full_width]