Pular para o conteúdo

Cultura à Milanesa

Lançamento do documentário gonçalense “Nosso Pé de Goiaba” no SESC São Gonçalo

O documentário “Nosso Pé de Goiaba”, idealizado pelo coletivo Ressuscita São Gonçalo em parceria com o SESC (projeto + Juventudes) propõe um novo olhar sobre nossa cidade.  No dia 25 de março ocorre seu lançamento, para 120 convidados, no espaço do SESC São Gonçalo.

A produção faz uma caminhada por áreas de orla, mata e campo da cidade de São Gonçalo reunindo histórias de vida e luta em defesa do meio ambiente. Retoma-se o passado com histórias locais e levando perspectivas para o futuro, ao traçar conexões com a Agenda 2030 e a necessidade da busca por justiça climática.

De acordo com a diretora da produção, Maria Beatriz Viana: “A partir do conhecimento do passado da cidade, de como a vida das comunidades mudaram e de como a juventude/as novas gerações tem se relacionado com esses ambientes, é possível assimilar as potencialidades de desenvolvimento do território a partir de uma perspectiva conectada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU”.

A mostra audiovisual visa ainda fortalecer a identidade gonçalense que muitos dos moradores acabam deixando se perder pela narrativa constante de que São Gonçalo é uma cidade onde problemas como violência e negligência do poder público se sobressaem frente às nossas potentes histórias.

Além da própria exibição do documentário, o evento contemplará uma mini exposição fotográfica e mesa de debate com o tema “Vivências do ontem, olhares para o amanhã: o que São Gonçalo precisa de nós hoje”. Seguindo a proposta da produção, se buscará uma reflexão sobre o que nosso passado como cidade tem a nos ensinar, com um olhar de futuro esperançoso. Estarão na mesa: Maria Beatriz Viana, diretora do documentário; Vitória Laís, geógrafa e co-fundadora do coletivo Ressuscita São Gonçalo; Luciano Tardock, historiador e idealizador do “Memorias de São Gonçalo” e Thaís Magno, mestre em projetos sociais e gestora do SESC.

O Coletivo

O Coletivo Ressuscita São Gonçalo existe desde 2019 com a missão de promover a aproximação dos cidadãos com a construção de políticas públicas na cidade de São Gonçalo, através da geração, organização e difusão de dados e pesquisas. Além de fortalecer a identidade gonçalense, conectando pessoas e organizações em prol da garantia do direito à cidade.

Em 2020 publicou a Agenda São Gonçalo 2030, um documento com 40 propostas divididas em 8 eixos, assinado por 29 organizações do território. Em 2021 executou o projeto “Diálogos 2030”, reunindo coletivos parceiros para discutir temas como Soberania e Segurança Alimentar, Empreendedorismo Feminino e Educação Popular. Participando de audiências públicas, conversas com poderes executivo e legislativo, atos públicos, além de divulgar pesquisas e fortalecer ações de parceiros da sociedade civil.

“Nosso Pé de Goiaba” é a primeira produção audiovisual criada e organizada pelo coletivo e é um passo fundamental em direção a busca de novas narrativas, que fortaleçam a luta por justiça climática. Através sobretudo da conexão entre ação, história e futuro. É um pouco de cada um que alimenta e co-cria o nosso ser gonçalense.

EVENTO

Lançamento do documentário gonçalense “Nosso Pé de Goiaba” no SESC São Gonçalo

Data: 25 de março de 2023

Local: Sesc São Gonçalo Av. Pres. Kennedy, 755 – Estrela do Norte, São Gonçalo

Horário: A partir das 14:30h

120 convidados

Redes sociais: @ressuscitasaogoncalo

Trailer do Documentário

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=2UQJ-LBZFh0[/embedyt]

plugins premium WordPress