Pular para o conteúdo

APOIA.se

Petrópolis recebe shows e intervenções musicais gratuitas neste sábado (15)

Neste sábado (15), a partir das 10h, a cidade de Petrópolis recebe as apresentações do Festival Acordes do Amanhã. Os artistas fluminenses se apresentam em diversas partes da cidade, ao ar livre. O festival propõe uma programação que versa entre shows e intervenções musicais, que acontecem em praças, parques, hospitais, abrigos e terminais de transporte público.

Só no Rio de Janeiro são mais de 70 apresentações que animam o dia e a noite do carioca. Veja a matéria sobre São Gonçalo, no Rio de Janeiro.

No próximo dia 21 de janeiro, sexta-feira, a cidade do Rio de Janeiro vai receber a 2ª edição do Festival Acordes do Amanhã #MúsicasQueAbraçam. Praças, praias, hospitais e terminais de transporte público serão palco de apresentações, intervenções artísticas e gravações de videoclipes que acontecerão em diferentes pontos da cidade. Largo da Carioca, Cinelândia, Praça XV, Praça Mauá, Arpoador, Ipanema, Copacabana e Botafogo são alguns dos locais com atrações gratuitas confirmadas. As apresentações mesclam shows e intervenções musicais, que acontecem em locais estratégicos da cidade e visam aproximar o público dessa manifestação de afeto chamada música. A programação completa pode ser vista no site do festival (www.festivalacordesdoamanha.com.br).

 

 

Mesmo com o avanço da vacinação, alguns cuidados ainda são necessários para a realização de eventos deste tipo. As apresentações acontecem em locais abertos e seguem todos os protocolos de segurança contra a covid-19. “Os nossos palcos prevêem uma pequena estrutura no chão com balões, exatamente para auxiliar no distanciamento social. Teremos também álcool em gel em nossos espaços e nossos produtores serão instruídos a ter e solicitar esses cuidados, bem como o uso de máscaras”, pontua Paulo Feitosa, diretor da Quitanda Soluções Criativas, realizadora do evento.

Abraços sonoros

Após quase dois anos de isolamento social, a ideia do Festival Acordes do Amanhã, que neste ano tem como tema “Músicas Que Abraçam”, é promover encontros e levar a música, alegria e esperança às pessoas. “Nos momentos mais difíceis, mais dolorosos, tudo o que a gente podia fazer era fechar os olhos, ouvir uma música e sentir um abraço. Esse é o objetivo do Festival. Fazer com que as pessoas se sintam abraçadas através da música”, comenta Paulo Feitosa.

Como forma de reativar a Economia Criativa, esse setor que foi um dos mais prejudicados com o isolamento social, o festival oferta cachê para todos os selecionados, no valor de R$1 mil a R$2 mil reais, somando um investimento total de 150 mil reais.

Em 2021, o Festival acontece em formato híbrido e conta com apresentações em cinco cidades: Paraíba do Sul, Areal, Petrópolis, Rio de Janeiro e São Gonçalo. Paraíba do Sul e Areal tiveram como palco as telas. Petrópolis, Rio de Janeiro e São Gonçalo recebem os artistas de forma presencial, seguindo todos os protocolos de segurança contra a Covid-19.

O Festival Acordes do Amanhã é apresentado pela Enel Distribuição Rio, pela Plataforma Sinfonia do Amanhã e pelo Governo do Estado com apoio institucional da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura. O Festival tem realização da Quitanda Soluções Criativas e do Instituto BR. A produção é da Cinco Elementos Produções e a produção executiva é da Marco Zero Produções.

Música por todos os lados

Três cidades abraçam o Festival Acordes do Amanhã de forma presencial: Petrópolis, Rio de Janeiro e São Gonçalo, que terá uma programação especial no sábado (22/01), com apresentações da banda Baile Avant Garde (BAG) e convidados, no Teatro Armazém – Cenarte Dimensões, a partir das 19h. A cidade de Petrópolis, por sua vez, recebeu uma programação presencial no último sábado (15).

As cidades de Paraíba do Sul e Areal terão apresentações online. Devido às fortes chuvas que atingiram Paraíba do Sul e da vazão da Represa do Funil, localizada no município, a cidade esteve em estado de alerta inviabilizando a realização do evento de forma presencial. Em Areal, a Prefeitura determinou a suspensão de eventos de qualquer natureza em espaços públicos da cidade, como medida sanitária de combate à pandemia de covid-19.

Em 2018, a 1ª edição no Rio de Janeiro teve como tema ‘Somos Música’. As apresentações ocorreram em cinco cidades: Niterói, Rio de Janeiro, Petrópolis, Teresópolis e São Gonçalo. Ao todo, foram 138 apresentações artísticas, mais de 600 artistas envolvidos na programação e um público de 65.500 pessoas.

Sobre a Quitanda Soluções Criativas

Com escritórios no Rio de Janeiro e no Ceará, a Quitanda Soluções Criativas atua como um negócio de alto impacto para o desenvolvimento de tecnologias sociais nas áreas de cultura, arte e educação por meio de ações inovadoras e sustentáveis. Há 15 anos, a agência e produtora cultural vem impactando o setor de forma ampla, partindo da criação, da execução, da formação, até a produção cultural e caminhando em direção à difusão artística.

Sobre a Enel Distribuição Rio

A Enel Distribuição Rio, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 2,7 milhões de clientes atendidos pela companhia. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

plugins premium WordPress