Pular para o conteúdo

Cultura à Milanesa

Tenor Piotr Beczala abre a temporada 2022 da Série Dellarte Concertos Internacionais. Confira a programação.

Ministério do Turismo e Bradesco Seguros apresentam Série O Globo/Dellarte Concertos Internacionais, edição 2022. Depois deste longo tempo de distanciamento, a Dellarte Soluções Culturais apresenta sua Programação 2022 da XXVII edição da Série O Globo/Dellarte Concertos Internacionais, com uma seleção reunindo oito atrações de primeira linha do universo clássico mundial, no palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

 A programação, que vai de maio a novembro, apresenta o virtuosismo dos pianistas Benjamin Grosvenor, Khatia Buniatishvili, Ksenia Kogan e Nikolai Lugansky, a beleza do timbre de Piotr Beczala, o tenor-sensação do momento, a presença revigorante de conjuntos em acelerada ascensão, como os Interpreti Veneziani e a Camerata Bariloche, além de três orquestras: a nossa Sinfônica Brasileira, a Philharmonique de Liège e a canadense Symphonique de Longueuil.

OSB_Roberto Tibiric¦ºa¦ü (Foto Marina Andrade)
Orchestre Royal Philharmonique de Liège
Orchestre Symphonique de Longueuil

Um dos mais brilhantes tenores da cena atual, o tenor Piotr Beczala abre a temporada 2022 da Série O Globo/Dellarte Concertos Internacionais. Ele se apresenta ao lado do pianista alemão Camillo Radicke no dia 12 de maioquinta-feira, no Theatro Municipal, às 20h.

 

Um dos astros da atualidade no universo do canto lírico, o tenor polonês  Beczala já se apresentou nos palcos mais importantes do mundo. Sua estreia no Metropolitan de Nova York em 2006 foi um acontecimento. Desde então retornou à casa novaiorquina em praticamente todas as temporadas. Seu vasto repertório aborda tanto os grandes heróis verdianos, quanto as principais obras de Puccini, Donizetti, Gounod e Wagner, que interpreta ao lado de estrelas como Anna Netrebko.

PIOTR BECZALA, tenor

Durante sua estadia em solo brasileiro, ele irá ministrar uma masterclass gratuita na quarta-feira, dia 11 de maio, entre 11h e 13h, na Sala Mário Tavares do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, tendo como pianista acompanhante o maestro Edvan Moraes. Serão selecionados quatro cantores com idades entre 18 e 35 anos. Os interessados devem se inscrever pelo email: master.tmrj@gmail.com. O evento será aberto ao público, com vagas limitadas.

Para os fãs de música clássica, uma opção para garantir presença em todos os espetáculos pagando menos é tornar-se assinante da série. Entre os benefícios, 50% de desconto no valor dos ingressos para todos, garantia do mesmo lugar/assento em toda a temporada e prioridade na compra de outros espetáculos da Dellarte.

“Há 40 anos no mercado, a empresa comemora as mais de 5.000 apresentações para dois milhões de apreciadores, admiradores e amantes da música clássica, balé, jazz, ópera e o que há de mais emocionante no cenário cultural ao redor do mundo. Recentemente, produziu um ciclo de instalações de arte-tech nos principais museus e centros culturais brasileiros como Museu do Amanhã, CCBBs MIS -SP, MAC – Niterói, entre outros. Nosso lema é “O espetáculo já começou””, exalta sua presidente, Myrian Dauelsberg.

A Série Concertos Internacionais é apresentada pelo Ministério do Turismo e Bradesco Seguros, e correalização da Stretto, Secretaria Especial de Cultura – Ministério do Turismo, Governo Federal / Pátria Amada Brasil.

PROGRAMAÇÃO DELLARTE 2022 – SUJEITA A ALTERAÇÕES

SÉRIE CONCERTOS INTERNACIONAIS

Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Abertura Série O Globo/Dellarte Concertos Internacionais

12 de maio, quinta-feira, às 20h

PIOTR BECZALA, tenor

Camillo Radicke, piano

PROGRAMA

Giuseppe Verdi

Rigoletto – Duque de Mântua – “Questa o quella”

Un Ballo in Maschera – Riccardo – “Di’ tu se fedele il flutto m’aspetta (Barcarola)”

Ruggero Leoncavallo

Mattinata

Giuseppe Verdi

Il Trovatore – Manrico – “Deserto sulla terra”

Il Trovatore – Manrico – “Ah, sì ben mio”

Francesco Paolo Tosti

L’Ultima canzone

Chi sei tu che mi parli

Ideale

Stanisław Moniuszko

Straszny Dwór – Stefan – “Aria z kurantem”

INTERVALO

Stefano Donaudy

Vagissima Sembianza

Freschi Luoghi, Prati Aulenti

O del mio Amato Ben

Sergei Rachmaninov

6 Songs, Op 8 V. – Son – “Um sonho”

12 Songs, Op 21 V. – Siren  “Lilás”

6 Songs, Op 4 IV. – Ne poy, krasavitsa, pri mne – “Não cante para mim, Formosa donzela”

12 Songs, Op 14 XI. – Vesenniye vodi  “Águas primaveris”

Piotr Illich Tschaikovsky

Eugen Onegin – Lenski – “Kuda, kuda, kuda vi udalilis“

Charles Gounod

Roméo et Juliette – Romeo – “L’amour! L’amour! Ah! Lève toi soleil”

Giacomo Puccini

Tosca – Cavaradossi – “E lucevan le stelle”

Tosca – Cavaradossi – “Recondita Armonia”

PRÓXIMAS ATRAÇÕES SÉRIE CONCERTOS INTERNACIONAIS

23 de junho, quinta-feira, às 20h – SÉRIE O GLOBO/DELLARTE

Orchestre Royal Philharmonique de Liège

Gergely Madarasregente

Nikolai Luganskypiano

Por sua história e regentes que a dirigiram, a identidade sonora do conjunto se assenta na encruzilhada das tradições germânica e francesa. Tradição essa que vem sendo mantida por seu atual diretor musical e regente principal Gergely Madaras. A orquestra acompanhará Lugansky no Concerto para piano nº 2 de Chopin. Pupilo de Tatiana Nikolayeva e de Sergei Dorensky, o pianista é um dos solistas mais requisitados pelas salas de concerto do mundo.

26 de julho, terça-feira, às 20h – SÉRIE O GLOBO/DELLARTE

Camerata Bariloche

Freddy Varela Monterodiretor musical e concertino

Primeiro conjunto de câmara argentino a conquistar uma posição de prestígio nas Américas, Europa e Ásia, já soma mais de 25 turnês por 33 países. São mais de mil concertos nas províncias argentinas e em importantes salas e festivais do mundo, aí incluídos o Carnegie Hall de Nova York e o Musikverein de Viena. O conjunto colaborou com solistas como Ástor Piazzolla, Yehudi Menuhin, Karl Richter, Maxim Vengerov, Mstislav Rostropovich e Martha Argerich.

7 de agosto, domingo, às 17h – SÉRIE O GLOBO/DELLARTE

Khatia Buniatishvili, piano

Integrante de uma geração capaz de romper os estereótipos da música clássica, a jovem pianista georgiana possui um virtuosismo e força titânica aparentemente ilimitada, que lhe possibilitam abordar um amplo repertório. Já conquistou alguns dos mais cobiçados prêmios internacionais, dentre eles o ECHO Klassik de 2016. Seu último lançamento fonográfico foi a gravação do Segundo e Terceiro concertos de Rachmaninov com a Filarmônica Tcheca dirigida por Paavo Järvi.

_PRIORITARIA Khatia_Buniatishvili_cc_esther_haase_2

15 de agosto, segunda-feira, às 20h – SÉRIE O GLOBO/DELLARTE

Orchestre Symphonique de Longueuil

Alexandre da Costaviolino e direção

Jean-Philippe Sylvestrepiano

 “Stradivarius em Viena” — um programa que nos conduz a uma viagem fabulosa à capital austríaca, com a magia de seus borbulhantes bailes. A Orquestra Sinfônica de Longueuil se coloca entre as quatro mais importantes do Quebec. Seu novo diretor artístico, o violinista Alexandre da Costa, ampliou e diversificou o repertório da orquestra, que recebe constantemente convidados solistas e regentes mundialmente famosos.

03 de outubro, segunda-feira, às 20h – SÉRIE O GLOBO/DELLARTE

Orquestra Sinfônica Brasileira

Ira Levin, regente

Ksenia Kogan, piano

Vencedora de importantes concursos internacionais, Ksenia é reconhecida como uma das pianistas mais brilhantes dos últimos anos. Ela terá o suporte da mais tradicional orquestra brasileira, a OSB, sob a direção do excelente Ira Levin, que traz em sua bagagem uma vasta experiência internacional, inclusive no terreno lírico, com destacadas atuações, entre outras, nas Óperas de Bremen e Düsseldorf.

27 de outubro, quinta-feira às 20h – SÉRIE O GLOBO/DELLARTE

Interpreti Veneziani

Trata-se de uma das mais notáveis presenças no panorama da música italiana. Segundo um conceituado crítico, eles se impuseram pela “exuberância e brio peculiar italiano que caracteriza suas interpretações.” O conjunto já está em sua 33ª Temporada de Concertos, com um público anual de mais de 60 mil espectadores. Além das principais salas de concerto do mundo, os Interpreti Veneziani atuaram nos Festivais de Melbourne, Bayreuth e Václav Hudeček de Praga. São internacionalmente louvados por suas interpretações de sabor mediterrâneo.

24 de novembro, quinta-feira, às 20h – SÉRIE O GLOBO/DELLARTE

Benjamin Grosvenor, piano

Um dos maiores pianistas da atualidade, ele é internacionalmente aclamado por suas interpretações eletrizantes e densas. Foi saudado pelo Independent, como “possuidor de uma sonoridade peculiar, poética e sutilmente irônica, brilhante e lúcida […], através de um nítido detalhamento.” Frequentador habitual das grandes salas, seja em recitais, ou em concertos com as orquestras e regentes mais importantes do mundo. Artista exclusivo da Decca Classics, Grosvenor é detentor de uma série de prêmios da indústria fonográfica e foi tema de dois documentários da BBC.

SOBRE O CIRCUITO CULTURAL BRADESCO SEGUROS

Manter uma política de incentivo à cultura faz parte do compromisso do Grupo Bradesco Seguros considerando a cultura como ativo para o desenvolvimento dos capitais do conhecimento e do convívio social. Nesse sentido, o Circuito Cultural Bradesco Seguros se orgulha de ter patrocinado e apoiado, nos últimos anos, em diversas regiões do Brasil, projetos nas áreas de música, dança, artes plásticas, teatro, literatura e exposições, além de outras manifestações artísticas.

Dentre as atrações incentivadas destacam-se os musicais “Bibi – Uma vida em musical”, “Bem Sertanejo”, “Les Misérables”, “70 – Década do Divino Maravilhoso”, “Cinderella”, “O Fantasma da Ópera”, “A Cor Púrpura” e “Conserto para Dois”, além da “Série Dell’Arte Concertos Internacionais” e a exposição “Mickey 90 Anos”.

Durante a pandemia de Covid-19, grandes atrações do Circuito Cultural Bradesco Seguros migraram para o ambiente digital, em formato de lives. Espetáculos como “Selfie”, “Tudo que Eu Queria te Dizer”, “Minimanual de Qualidade de Vida”, “Cura”, “Ninguém Dirá Que é Tarde Demais” e, mais recentemente, “Balletto di Roma” e “Doidas e Santas” puderam ser conferidos no canal oficial da seguradora no YouTube.

Assinaturas com 50% de desconto:

Frisas e Camarotes: R$ 12.000,00

Plateia/Balcão Nobre: R$ 2.000,00

Bacão Superior: R$ 800,00

Galeria: R$400,00

Desconto de 50% (eventos avulsos) Idoso, Estudante e Clube Sou + Rio O Globo.

Ingressos avulsos:

Frisas e Camarotes: R$ 3.000,00

Plateia/Balcão Nobre: R$ 500,00

Balcão Superior: R$ 200,00

Galeria: R$ 100,00 / R$ 50,00

Classificação livre

Acessibilidade garantida

Vendas em assinaturasdellarte.com ou dellarte.com.br/concertos ou 4002 0019 – de 2a. a 6a., das 9h às 16h.

 
plugins premium WordPress